Protocolo e Expedição

O Protocolo Central realiza as atividades de recebimento, digitalização, inserção no Sistema Eletrônico de Informações – SEI  dos documentos oficiais recebidos pelo IEC. Utiliza o SEI como instrumento de gestão conforme previsto na Portaria MS nº 900 de 31/03/2017.

 

Serviços de Postagem

Constituí Serviço Postal o recebimento, expedição, transporte e entrega de objetos de correspondência, valores e encomendas.

O Protocolo/IEC conta com diferentes modalidades de remessa de correspondência, conforme tabela de Serviços de Postagem contratados pelo IEC.

 

Tipo de Remessa Descrição do Serviço Prazo de Entrega
Carta Simples Postagem simples com peso máximo de 500g, sem controle de entrega. Até 10 dias
Carta Registrada s/AR Correspondência com registro, mas sem aviso de recebimento, peso máximo de 500 gramas. Até 5 dias úteis
Carta Registrada c/AR Correspondência com registro e aviso de recebimento, peso máximo de 500 gramas. Requer preencher formulário informando dados do remetente e destinatário. O comprovante de recebimento é devolvido com assinatura do receptor. Até 5 dias
PAC Postagem de pacotes com baixo custo. Recomendável para objetos de 500g até 30 quilos. Valor inferior ao SEDEX. Entrega de 3 a 8 dias úteis, podendo ser de 8 a 15 dias úteis se for no interior.
Sedex Serviço de encomenda expressa. Recomendável para objetos com qualquer peso até 30 quilos. Entrega de 2 até 3 dias úteis.
EMS Serviço Internacional de Envio de Documentos e Mercadorias. Recomendável para objetos com qualquer peso até 30 quilos. Entrega de 5 a 8 dias úteis
Malote Serviço oferecido entre Protocolo do IEC para Brasília, programado para às terças e quintas-feiras às 8h30, semanalmente. Recomendável para remessa de objetos para o Ministério da Saúde e Secretaria de Vigilância e Saúde. Entrega até 2 dias úteis.

Para rastreamento de correspondência, o usuário deve acessar o site: www.correios.com.br, o campo rastreamento fica localizado no canto superior direito da página.

Malote

É o serviço oferecido pelo Protocolo para atendimento aos usuários visando o recebimento, expedição, transporte e entrega de objetos e documentos entre órgãos. O Serviço de Malote é adotado nos órgãos do Ministério da Saúde e no IEC para transportar documentos às agências do Correio e outros órgãos da estrutura do MS.

Como Utilizar?

Observar que o MALOTE é destinado a comunicações entre pessoas jurídicas e é fornecido pelos Correios em dimensões que variam entre 25cm e 70cm. Pelo malote é possível remeter documentos e pequenas encomendas de interesse institucional e não será possível receber materiais ou substâncias explosivas, deterioráveis, fétidas, corrosivas ou facilmente inflamáveis, cujo transporte constitua perigo ou possa danificar outro objeto.

Vale ressaltar que qualquer tipo de amostra para análise deve ser entregue no CEREC, setor responsável pelo recebimento, controle e registro de amostras.

Horários de coleta e entrega dos Malotes:

O recolhimento dos malotes é programado para saír do IEC às terças e quintas-feiras às 8h30 da manhã.

Os prazos para entrega no destino dependerão da localidade de destino, prevalecendo 24h entre Belém e Brasília, salvo se o horário for diferenciado pela localidade.

Horários de funcionamento Protocolo Central

O Protocolo Central funciona na Sede do IEC, em Ananindeua, de segunda a sexta-feira, no período de 7h30 as 11h30 e 12h30 as 16h30.